terça-feira, 25 de setembro de 2018

Garotas de Neve e Vidro



Garotas de Neve e Vidro
Lynet uma garota cheia de vida, que se sente presa a própria vida, por ser a imagem de sua falecida mãe, que morreu em seu parto. Lynet é lembrada constantemente dessa semelhança. Mas, apesar de ser a projeção visual perfeita da falecida rainha, Lynet preferiria ser forte e majestosa como sua madrasta, Mina. 
Mina cresceu acreditando ser incapaz de amar e ser amada, com a proximidade do aniversario de 16 anos de Lynet e a chegada de uma nova cirurgiã, tudo muda e ambas, Lynet e Mina, são colocadas em lados opostos. Lynet se depara com o dilema de talvez ter que enfrentar a única mãe que de fato conheceu... Garotas de neve e vidro traça a relação de duas mulheres fadadas a serem rivais desde o princípio – a não ser que redescubram a si mesmas e deem novo significado à história que lhes foi imposta. Este aclamado reconto feminista do clássico Branca de Neve nos leva a um mundo singelo e, ao mesmo tempo, maravilhoso – como nos contos de fadas. Uma releitura contemporânea para mantê-lo sempre atual e presente.




Reconto inovador da estória Branca de Neve. Quando digo inovador, se deve ao fato de quê, aqui não vemos uma estrutura chula onde a madrasta por ciúmes a beleza de sua enteada, deseja a todo custo sua morte.

O livro Garotas de Neve e Vidro é muito mais que um reconto, é uma melhoria significativa na maneira como vemos os contos de fadas. A forma como os acontecimentos são contados, não só faz mais sentido, se posto em comparação ao conto original. Como também cria um clima de tensão e empatia, pelas protagonistas.

A estrutura original tá toda lá, e as personagens originais tem suas motivações próprias que fazem todo sentido.
Somos apresentados a Lynet (No caso Branca de neve) uma garota cheia de vida, mas  que se sente presa em uma aparência que ela juga não ser dela. Pois Lynet é a cara da mãe, que faleceu em seu parto. Por esse motivo é sempre recordada da semelhança, como também de sua “suposta” fragilidade.

Em quanto isso conhecemos Mina (A madrasta). Mina Cresceu acreditando que não era capaz de amar alguém, e também ser amada.
Os motivos que são apresentados para tal é interessantes e bem amarrado. Temos a estória em dois momentos diferentes, quando Mina tem 16 anos. E próximo aos 16 anos de Lynet. É legal vê onde a estória da questão beleza entra para mover a trama.

Mais que isso, não temos aqui o ódio, muito menos uma disputa gratuita. Tanto Mina quanto Lynet, amam e admira uma a outra. E embora em determinado momento estejam em lados opostos, isso não faz diferença na relação que elas têm.

Vale ressaltar que existe romance, porém diferente da maioria dos livros que leio ele não é e nem tem a intenção de ser o foco (motivo pelo qual já faz minha nota do livro crescer) uma das minhas principais queixas em relação a qualquer livro, onde o foco não seja  apenas romance, é justamente o fato de ter um romance por vezes clichês, roubando a cena, de maneira mau desenvolvida. Porém talvez nesse caso muitos leitores concordem comigo que valeria um pouco mais de destaque para o “romance”. (Micro Spoiler) já que se trata de um romance representativo LGBT+ tão fofo e suave, que deixou uma curiosidade pelo desenrolar. Não é um grande Spoiler, já que é com a chegada de Nádia, que a estória começa a criar forma.

É muito bom ver que os contos estão finalmente sendo rescritos, de forma mais real. E menos bizarras. (sou fã de coisas Dark). Mas vamos concordar que no geral contos de fadas, são tudo menos isso.  Sem falar que é mais legal ainda quando o amor e respeito são naturais, e o mais importante nos livros. Isso me faz vê muitos problemas em outros livros de literatura fantásticas. Mas temos que partir de algum ponto.

O livro Garotas de Neve e Vidro veio para remodelar a maneira como estamos acostumados a vermos as estórias clássicas de contos de Fadas. E criar um ambiente mais saudável para as próximas gerações. Mostrando que mesmo que em um livro alguém não seja bom, existe muito mais nuances, e que nem por isso significa que sejam necessariamente ruins.
Por essa razão e tantos outros o livro Garotas de Neva e vidro é um livro de fantasia espetacular. Rápido, bem escrito e super envolvente. Deixo aqui minha recomendação, desse novo clássico dos contos de Fadas.

Autor(a): Melissa Bashardoust
Ano: 2018 
Páginas: 424
Idioma: português
Editora: Plataforma21