terça-feira, 25 de setembro de 2018

Série Anne With an "E"




No universo literário existem adaptações para filmes e series que dão raiva em qualquer fã de livros.  Vemos vários exemplos disso em sites e redes sociais. Fãs das obras originais se revoltam quando sua obra favorita é mal adaptada. Exemplos disso são as várias adaptações dos livros de Stephen King, que o próprio autor odeia a maior parte. Talvez o exemplo mais famoso seja do livro o Iluminado.  Que King detesta (O que em minha opinião é compreensivo) pelas mudanças bruscas no roteiro. Mudanças essas que tiram o peso emocional em vários momentos.  Outro exemplo muito famoso é do Livro A bussola de Ouro. Existe uma adaptação para cinema muito famoso, baseado na Trilogia Fronteiras do universo. Mas o filme estrelado pela atriz Nicole Kidman, deixou vários fãs da obra literária revoltando, por suas várias mudanças, se comparada ao livro ao qual foi baseado.
Esses exemplos é parte de um leque de escolhas que por vezes são muito ruins. Todo fã de obras literárias sonham em assistir uma adaptação visual digna de sua obra original. 
Eis que nesse quesito são poucas que conseguem transmitir ou até ultrapassar a qualidade literária.  Portanto é importante destacar quando a obra visual chega ao nível da obra literária. 
E o melhor exemplo atualmente, é a serie Anne With an "E". Série distribuída pela Netflix. Que ganha em todos os aspectos (ao menos  para mim) em questão de como uma série pode ser bem feita. Temos aqui elementos de encher os olhos, o figurino, as atuações, trilha sonora. E claro não posso deixar de mencionar a abertura. Que está no meu top 5 de aberturas de série. 
Anne With an "E" é uma série canadense de drama e aventura, baseada no livro ‘Anne de Green Gables’. Lançada em 2017 exclusivamente na Netflix.
Mais do que trata Anne With an "E"? A série conta a estória de Anne Shirley (que dá o titulo a série). 
Uma garota que cresceu em um orfanato e que ao início da série é mandada por engano para casa dos irmãos Cuthbert, Matthew e Marilla, que já estão na meia idade. Digo engano, pois a princípio fica claro que eles  solicitaram um menino ao orfanato, para que esse pudesse servi de ajuda na fazenda. 
No inicio da série somos introduzidos aos dramas da chegada de Anne a Green Gables. E se a mesma permanecerá ou não. Com o passar dos episódios. A estória de Anne é desenvolvida, mas não só a dela como de tantos outros personagens que são apresentados.  Muitos dramas e estórias de vidas são aos poucos desenvolvidos.  Anne tem a magia da imaginação, é muito inteligente e articulada. Tem uma personalidade forte, e adora falar e especialmente ler. Vai cativando aos poucos os moradores da cidade.  Mas o que parece ser tão superficial  vemos  aos poucos que não é assim, na primeira temporada (atualmente foi lançada a segunda temporada) vemos todo o desenrolar da aceitação dos moradores locais, ao fato de uma órfã, agora fazer parte de sua comunidade. Fica bem claro as questões sociais, e questões sobre aparências, e imposições da época. Também é aos poucos abordado o passado de Anne, parte muito dramática da primeira temporada e um pouco mais aprofundada na segunda, realmente estou curiosa em vê como irão aborda na terceira.  Já foi confirmada uma terceira temporada. Anne With an E ganhou os corações dos assinantes e não assinantes da Netflix. Não é para menos a serie é linda e muito bem produzida. A atriz  Amybeth McNulty que  interpreta a Anne, é magnífica. 
Podemos vê aos poucos abordagens de temas importantes, que não são forçados e tão pouco mau trabalhados.A série já conseguiu inserir de forma sutil e orgânica, questões sobre machismo, bullying, complexos de inferiodade e auto-estima, racismo e homofobia. Tudo no tom certo. É muito bom vê o cuidado que existe no enredo. Enche os olhos e ouvidos. 
Claro que o maior destaque é a junção de arte de todas as formas. Anne é apaixonante e apaixonada pela vida, suas belezas, sons e poesias. Isso é transmitido para os espectadores. E de uma forma ou de outra também desenvolvemos amor por essas coisas. 
É muito difícil falar da série sem ser tendenciosa ao meu gosto particular. Porém devo ressaltar que é o tipo de série que quase todo mundo vai amar. Por um motivo ou outro. 
Segue a indicação dessa maravilhosa obra visual. E realmente espero que alguém possa apreciar toda sua beleza. 


Primeiro episódio: 19 de março de 2017
Tema musical: Ahead by a Century
Número de temporadas: 2
Número de episódios: 17